Em 23/10/2023, das 09h às 16:30, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária de Macaé, ocorreu o IV Workshop do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ (GpCL-RJ). O evento gratuito contou com patrocínio da FAPERJ e apoio do CONDETUR da Costa do Sol, CONTUR da Costa Doce, CIDENNF, SETUR-RJ/TurisRio, UFRJ, UERJ, UENF e de todas as prefeituras municipais de nosso território.
Teve como objetivo realizar uma Oficina de Trabalho para relacionar e debater as atividades necessárias para a submissão de nossa candidatura à UNESCO, de forma a nos tornarmos um Geoparque Mundial.
A iniciativa amplia os laços de parceria com os atores que fazem de nossa região um lugar único por seu patrimônio natural, cultural, material e imaterial, abrangido por 16 municípios costeiros: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
Para isso, contamos com a presença de representantes municipais que debateram durante todo o dia, além de entidades parceiras que tiveram falas e organizaram exposições.
No início da manhã, a mesa de abertura foi composta por representantes de instituições e entidades relevantes para o nosso projeto: Kátia Leite Mansur (Coordenadora Científica do Projeto GpCL-RJ/UFRJ); Marco Navega (Presidente do CONDETUR da Costa do Sol); Anderson Moura (Vice-presidente da TurisRio); e Juninho Luna (Secretário de Governo de Macaé, representando o prefeito).
Após, a equipe do Projeto GpCL-RJ apresentou as atividades realizadas no último ano e a preparação do dossiê para submissão à UNESCO. O CONDETUR da Costa do Sol e CONTUR da Costa Doce se uniram para uma ação conjunta em prol do GpCL-RJ, sendo discutido o modelo de gestão e participação dos municípios.
No período da tarde, a visibilidade do GpCL-RJ no território entrou em pauta, sendo abordados o planejamento para divulgação do GpCL-RJ e as ações de Geoturismo. Por fim, foi apresentada a Comissão Temática, com criação e oficialização do Conselho Gestor do GpCL-RJ.
Durante todo o evento foram expostos artesanatos típicos de São João da Barra (em taboa e conchas), que também distribuiu o doce Carapito (“o estromatólito doce da Lagoa Salgada”), e de Rio das Ostras (retratando as características culturais do município e doces diversos). A equipe do nosso projeto expôs geoprodutos dos vários municípios, além de material próprio, destacando os nossos SuperFeras.
A 4ª edição do Workshop foi um grande sucesso e tornou-se uma oportunidade ímpar para fortalecer (e consolidar) as parcerias do Geoparque na região. Contamos com a presença de mais de 70 participantes.
Devido à repercussão, a quinta edição do workshop é prevista para 2024, a fim de dar continuidade a essa experiência de troca de conhecimentos com nossos parceiros e sociedade, além de apresentarmos as ações relacionadas a nossa candidatura à UNESCO.
Agradecemos a presença de todos os participantes, da equipe envolvida na organização do evento e das instituições que nos deram apoio!
GALERIA DE FOTOS:
Fotos: Equipe GpCL-RJ, André Pinto, Freitas (Comunicação Iguaba Grande), Jane Ribeiro, Leidiana Alves, Paloma Turismel, Prefeitura de Quissamã e Robson Santana.
É com alegria que a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro convida a todos para a realização do
IV WORKSHOP DO PROJETO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO RJ
Data: 23 de outubro (segunda-feira)
Horário: 09h às 12h | 13:30 às 16:30
Local: Auditório Claudio Ulpiano – Bloco A – Cidade Universitária de Macaé (Av. Aluizio da Silva Gomes, 856-1024)
O evento será presencial, gratuito e conta com patrocínio da FAPERJ e apoio do Condetur Costa do Sol, CIDENNF, Contur Costa Doce, SETUR-RJ, TurisRio, UFRJ, UERJ, UENF e de todas as prefeituras municipais de nosso território.
O objetivo é realizar uma Oficina de Trabalho para relacionar e debater, com todos os presentes, as atividades necessárias para a submissão de nossa candidatura à UNESCO, de forma a nos tornarmos um Geoparque Mundial, chancela de prestígio internacional, que se baseia em boas práticas de gestão territorial, reconhece o patrimônio existente e promove o desenvolvimento local.
Será mais uma iniciativa para ampliar os laços de parceria com os diversos atores que fazem de nossa região um lugar único no mundo por seu patrimônio natural, cultural, material e imaterial, abrangido por 16 municípios costeiros: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
Haverá emissão de certificado para os participantes que preencherem a Lista de Presença no dia de evento.
Confirme sua participação no evento clicando aqui!
Contamos com sua presença!
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
23/10 | SEGUNDA-FEIRA
- 08:30 – CREDENCIAMENTO
- 09h – ABERTURA
Autoridades presentes - 09:30 – Equipe do Projeto GpCL-RJ
O que temos realizado no último ano e a preparação para submissão à UNESCO - 10h – CONDETUR e CONTURDOCE
Ação conjunta em prol do Projeto GpCL-RJ - 10:30 – Coffee-break
- 10:45 – Modelo de Gestão e Participação dos Municípios
- 12h – ALMOÇO
- 13:30 – Modelo de Gestão
Apresentação da discussão realizada de manhã - 14:30 – Visibilidade do Projeto GpCL-RJ no Território
- 15h – Coffee-break
- 15:15 – Planejamento para Divulgação do Projeto GpCL-RJ e Ações de Geoturismo
- 16:15~16:30 – ENCERRAMENTO
Espaço para exposição de artesanatos do nosso território.