Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

2 Comentários

O Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul está localizado na região sul do Brasil, integrando dois Estados e sete municípios, com área total de 2.830 km². O território apresenta uma população de aproximadamente 74 mil pessoas, envolvendo os municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul, e Praia Grande, Morro Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul, em Santa Catarina.

A história geológica da região remonta ao Paleozoico e inclui os estágios finais de deposição da Bacia do Paraná, seguidos pela fragmentação do Supercontinente Gondwana. O território apresenta um grande escarpamento sinuoso com extensão superior a 200 km e desnivelamentos que variam de 900 a 1.300 m, considerada a maior cadeia de cânions da América Latina.

O território abrange planícies compostas por praias e lagoas. Também faz parte do patrimônio geológico da região uma grande quantidade de paleotocas, abrigos subterrâneos escavados em arenitos por animais extintos há mais de 10 mil anos. Chamam atenção ainda as gravuras rupestres e a descoberta recente no território de troncos de árvores fossilizados.

A natureza é caracterizada pelo Bioma Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. O território abriga rico patrimônio cultural, com destaque para a influência das culturas indígenas, dos imigrantes (luso-brasileiros, vicentistas, açorianos, imigrantes italianos e alemães) e dos quilombolas.

Por tudo isso, consideramos o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul um território de características únicas, pela riqueza e singularidade do seu patrimônio geológico e cultural. Tal conjunto de fatores confere os pontos fortes desta estratégia de desenvolvimento que segue empoderando as comunidades locais, protegendo, educando e desenvolvendo de forma sustentável.

O Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ realizou uma entrevista especial com a equipe do Geoparque!
Confira abaixo!

1) Como começou o Geoparque, quem participou e como está o projeto hoje?

2) Quantos e quem são os coordenadores científicos do projeto? Todos são geólogos?

3) Quais as principais ações de geocomunicação e geoeducação que vocês têm realizado no território?

4) Quais são os geossítios de maior relevância para o projeto? Quais são de interesse internacional?

5) Qual é o maior desafio que vocês enfrentam na divulgação e engajamento do projeto?

6) Para o ano de 2020, quais são os planos para o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul?

7) Defina o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul em apenas uma palavra e por quê?


Galeria de Fotos:

Deixe seu comentário:

2 pensamentos em “Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul”

pt PT en EN es ES